Abacateiro
O abacateiro, cujo fruto é o abacate. É uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana. É uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são drupas ovoides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3 a 5 cm de diâmetro.

Uma árvore adulta pode produzir mais de uma centena de abacates em uma estação, e há sempre o incômodo dos frutos não colhidos que caem no chão, causando grande sujeira e odor ruim. Assim, não é uma árvore recomendada para locais de grande circulação ou arborização de ruas. Os frutos, apesar de nutritivos para os humanos, podem ser tóxicos para alguns animais.
O cultivo de abacates é criticado pelo seu impacto ambiental, uma vez que este necessita de enormes quantidades de água, o que pode causar problemas em zonas com pouca água. Para a produção de um quilo de abacates são necessários (em média) 1.000 litros de água (um quilo de tomates necessita de 180 litros de água). Dependendo da variedade de abacate são necessários entre 70 a 300 litros de água para sustentar um abacate. A importação de abacates também aumenta o impacto ambiental do abacate, uma vez que este é acondicionado usando muito plástico e tem de ser transportado a uma temperatura constante de 6 °C, o que consome muita energia.